domingo, 26 de agosto de 2012

Botulismo Sintomas e Tratamentos

Share On Facebook ! Tweet This ! Share On Google Plus ! Pin It ! Share On Tumblr ! Share On Reddit ! Share On Linkedin ! Share On StumbleUpon !
causas, sintomas tratamento

O que causa o botulismo é uma bactéria chamada Clostridium Botulinum, que produz esporos muito resistentes e se encontrada no solo, fezes humanas, de animais e nos alimentos. O botulismo é uma doença rara, mas, fatal, causado por alimentos contaminados, principalmente por alimentos em conservas feito em casa, entre eles o palmito.Exite várias formas de se contrair o botulismo.
Botulismo alimentar, butolismo alimentar em lactantes e o botulismo causado por feridas.

Botulismo do lactante

Crianças com menos de 01 ano têm o intestino frágil, a ingestão do mel, por exemplo, pode causar o botulismo, isso porque os esporos do Cl. botulinum germina e alastrar-se no intestino da criança, produzindo toxina no intestino do bebê. Nesse caso, a agravamento vai desde problemas gastrintestinais contornáveis até episódios de síndrome da morte súbita.

Botulismo causado por feridas

O botulismo causado por feridas se dá em lesões traumáticas ou por cirúrgias infectadas pelo Clostridium botulinum e pelo uso de drogas injetáveis.Botulismo causado por alimentos contaminados.

Contaminação por ingestão de alimentos

Pode se contrair o botulismo através de conserva de palmito, torta de frango, patê de fígado, em 2011 em santa Catarina foi registrada mortes com suspeita de botulismo provavelmente originadas por consumo de mortadela infectada pela toxina botulínica.

Os principais sintomas do botulismo são

Visão dupla e embaçada, aversão à luz ( fotofobia) queda da pálpebra (ptose palpebral), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar.

Logo após os primeiros sintomas

Náusea, vômito, cólicas estomacais, diarréia, dificuldade de fala e de deglutição, fraqueza progressiva da musculatura respiratória, fraqueza dos músculos das pernas.

O tempo de incubação varia entre algumas horas, estendendo se até oito dias. Sua permanência está diretamente ligada à quantia de toxina liberada no organismo. Conforme à medida que a intoxicação evolui, o sistema nervoso se manifesta diretamente na dificuldade para engolir, falar e de se locomover. O sintoma mais grave do botulismo é a paralisia dos músculos respiratórios que pode levar à morte.

Diagnóstico do botulismo

Leva se em conta os sintomas, resposta ao exame neurológico, o resultado da pesquisa sobre os alimentos ingeridos, e a investigação de intoxicação em pessoas próximas, que consumiram os mesmos alimentos contagiados. Porem o diagnóstico de confiança só é dado por exames que comprovam a presença da toxina no sangue ou da bactéria nas fezes do paciente.

Tratamento para pacientes com botulismo

Os pacientes com botulismo têm que ficar internados para o controle das complicações dos problemas respiratórios que pode ser fatal. A recuperação é lenta e vai depender muito de como o sistema imunológico reage para eliminar a toxina.

O uso de antibióticos infelizmente não são eficazes para reverter o quadro, porem o uso do soro antibotulínico pode evitar que a toxina circulante no sangue e alcance o sistema nervoso e cause a paralisia muscular e levar à morte por parada respiratória.

Recomendações para evitar o botulismo

Tome muito cuidado com alimentos enlatados, em vidros, ou embalados a vácuo, porque a bactéria tem preferência por ambientes sem oxigênio. Não consuma esses alimentos se notar alguma irregularidade na embalagem tais como, lata enferrujada ou estufada ou água turva dentro dos vidros.

Ao preparar conservas caseiras necessita obedecer rigorosamente aos cuidados de higiene para impedir a contaminação pelo Clostridium; O mel pode ser um depósito da bactéria do botulismo. Só consuma os fabricados por industrias confiáveis.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright ©2016 Aki Bomba - Resumo de Novelas • All Rights Reserved.